Resenha critica do livro "A mão e a luva"

Autora da Imagem: Letícia Trovo


 O livro “ A mão e a luva “ de Machado de Assis que relata a historia de dois jovens eram chamados Estevão e Luis Alves que estavam na faculdade e 2 anos antes de concretizarem o curso, Estevão se lamentava, pois a moça que ele amava não sentia o mesmo por ele, assim ele se afastou da faculdade, mas seu amigo usou palavras de conforto para ajuda-lo e fez com que ele volta-se a faculdade.

Os anos aviam se passados e os rapazes tinham se formado, eles se reencontrados e Luis avia se tornado e Advogado muito bom, mas um pouco ganancioso já Estevão também tinha se tornado advogado, mas ainda estava em inicio de carreira, e em uma das visita que Estevão fez a casa de Luis ele viu uma moça bela saindo da casa vizinha e em quanto ela se aproximava e ele ia ficando cada vez mais encantado e quando ela já estava quase frente a frente com Estevão ele viu que se tratava de sua antiga paixão Guiomar.
Durante a conversa dos dois, Guiomar logo se retiro para dar uma volta com a tia. A ver a determinada cena pela janela Luis esperava que Estevão se declarasse para Guiomar, mas não teve coragem vendo aquela coisa toda Luis ficou indignado e deu o Estevão um trabalho pra a família da baronesa.
A moça que tinha perdido a mãe e estava pronta para dar uma revira volta na sua vida se tornando professora e deixando a ambição de lado, ela foi acolhida por sua madrinha a baronesa que logo começou tratar Guiomar como sua filha e Guiomar já a trata-la como mãe.
Não demorou muito tempo para ela se tornar uma das mais belas moças da corte, assim sua madrinha começou a ir atrás de pretendentes para a moça escolhendo Jorge que era um jovem riquinho que vivia da fortuna que recebia. Com o amor de Estevão e de Jorge também tinha Luis que havia se declarado para ela a algum tempo, mas foi decepcionado, deixado de ficar cortejando-a.
O tempo corria e a porta ai fechando cada vez mais na cara de Estevão, mas para Jorge a porta parecia escancarando com a ajuda da baronesa ele só aumentava suas chances de ter um casamento feliz com Guiomar.
A baronesa levou a menina a campo para passar um período de 3 a 4 meses, fazendo com que os rapazes ficassem desesperados por Guiomar. Mas o plano da moça era se afastar cada vez mais do pretendente de sua madrinha, mas quando ela menos esperava a baronesa disse para Jorge que pedisse a menina em casamento na frente dela por que isso ela não ia poder dizer não e ela ia sem em por sobre a garota, ao mesmo tempo o Luis a jurava amor muito grande e Estevão continuava sofrendo.
Guiomar se desesperou e escreveu uma carta para Luis e jogou pela janela da casa do advogado que no momento estava na sala conversando com o amigo Estevão das esperanças dele com Guiomar e leu a carta que dizia pesa-me em casa e ele releu-a ao amigo que se levantou devagar e foi embora, Luis foi rápido e mandou uma carta a baronesa pedindo a afilhada em casamento e mais uma vez ela falou de sua preferencia, mas deixou que a garota escolhesse.
Obvio que ela escolheria Luis, ela falou para Guiomar que não ficaria zangado, pois que mandava era o coração, assim a moça e Luis se casaram, fazendo com que Jorge tivesse que se conformar e Estevão pensa-se e cometer o suicídio, mas nada que tirasse a felicidade do casal ambicioso.
O livro é muito bom mostrando para o leitor um quarteto amoroso como muitas decepções e reviravoltas o que mais surpreende é o modo como a historia desanda parecendo que o final seria de um jeito e acaba de uma forma totalmente diferente.


- Resenha feita por Lucas Emanuel Fontolan Paduan da Silva e Rômulo Costa da Silva

1 comentários :

Back to top